INFORMATICA BÁSICA

HARDWARE  

Hardware é um termo em inglês que não tem uma tradução específica, deriva da palavra hard em inglês, que significa duro. É usado para definir todos os componentes físicos (mecânicos, magnéticos e eletrônicos) de um computador, ou seja, a máquina propriamente dita. O hardware de um computador pode ser dividido basicamente em quatro categorias: processador, placa-mãe, memória e dispositivos de entrada e saída.



MONITOR


Nele são exibidas as informações em forma visual. Ao contrário do teclado e do mouse, o monitor é um dispositivo de saída. Depois que todo processo foi feito, o que é, desde um movimento do mouse, até o carregamento de um jogo pesado, a informação final é geralmente exibida num dispositivo de saída para o usuário, sendo ele o mais comum, o monitor. Os processos, para quem não sabe são pulsos elétricos binários que formam uma instrução. Essa instrução é feita através dos números 0 e 1 em uma sequência que só os computadores entendem, os seres humanos também, mas demora um pouco mais. Daí o monitor exibe essa informação mas de uma maneira muito mais bonita. 

 PLACA-MÃE

A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos os outros componentes internos do computador, por meio de slots de expansão (PCI, PCI-X, AGP e etc) e portas / interfaces de comunicação (PS2, SATA, IDE, Serial, Paralela, USB, eSATA e etc).
Para permitir a comunicação dos slots de expansão e interfaces citados acima, as placas-mãe possuem chipset controladores, os quais são responsáveis por permitir a comunicação entre os dispositivos conectados a placa-mãe, como o processador e a memória.           

PROCESSADOR


   O processador, ou CPU, como é conhecido por alguns, é o principal componente de processamento, ele é responsável por atender a todas as solicitações efetuadas pelo sistema operacional ou pelo usuário. A velocidade do processador, medida em Mhz (mega-hertz), ou Ghz (giga-hertz) define a capacidade de processamento do mesmo.

MEMÓRIA RAM

A memória RAM é uma memória temporária para armazenar dados e parte dos softwares que estão em execução. Ela é um memória que apenas armazena informações quando o computador está ligado, pois armazena esses dados em componentes eletrônicos - como o Flip-Flop ou Capacitores - que necessitam de energia elétrica para funcionar. Dessa forma, o processador usa a memória para armazenar as informações que ele estiver usando para trabalhar no momento.

TECLADO

Ele é geralmente usado para digitar textos no computador, mas também é possível mexer o computador apenas com ele. A vida pode ser dura sem um mouse, mas sem um teclado ela não existe. Alguns computadores nem funcionam se não existir um teclado instalado nele. Ele é um dispositivo de entrada como o mouse, o computador recebe a informação dele, e devolve ao usuário na tela do monitor. Sua função é disparar eventos a cada botão teclado.

  MOUSE


Esse dispositivo permite que você possa apontar e selecionar itens na tela do computador. Existem vários modelos de mouse, mas o mais usado é um que se parece com um rato porque ele cabe facilmente na sua mão. Cada movimento que você percorre pela tela, cada clique que você dá é o processador quem está fazendo.

FONTE DE ENERGIA



Responsável por alimentar todo o sistema, como placa-mãe, processador, memória, dispositivos instalados em slots de expansão (AGP, PCI, PCI-X), drives ópticos (CD, DVD , BlueRay e etc).




PLACA DE VÍDEO

A placa de vídeo é responsável pro processar e gerar imagens, para que elas sejam exibidas em um monitor. Quando mais pesadas as imagens a serem geradas, maior deve ser a capacidade de processamento da placa de vídeo.
Aplicativos como jogos 3D e aplicativos de modelagem 3D exigem placas dedicadas e mais potentes, porém aplicativos básicos como o próprio Windows e jogos que exigem baixo processamento gráfico trabalham tranquilamente com placas de vídeo on-board, as quais são embutidas na placa-mãe.

HD (Hard-disk / disco rígido)


O HD é responsável pelo armazenamento de dados no computador, trata-se de um componente que possui internamente um disco magnético parecido com um CD ou DVD.

A capacidade de um HD é medida em KB (kilobytes) e escalas derivadas (MB, GB, TB, e etc). Hoje em dia a escala mais popular é o GB (Gigabytes) e os discos mais populares possuem tamanhos de 80GB, 160GB, 200GB, 250GB, 320GB, 500GB, 640GB e assim por diante. Obviamente, quanto maior a capacidade de armazenamento, mais dados, ou arquivos caberão no HD.

O desempenho de um HD é medido em mbps, ou megabytes por segundo, onde quanto maior a velocidade de gravação e leitura, melhor o desempenho do HD.
Compartilhar no Google Plus

Autor Geografia e suas tecnologias

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário